11 fevereiro 2014

07 fevereiro 2014

Estranho não é abraça-la, e sim derruba-la


Como a reciclagem do cocô pode ajudar o meio ambiente


Pesquisadores do mundo inteiro, têm procurado maneiras de aproveitar nosso "número dois".
Hoje, quando você puxa a descarga, utiliza bastante aguá potável para dar descarga e enviar tudo para o esgoto, e o cocô provavelmente acaba despejado em um rio, e as vezes, do mesmo rio que vem sua aguá potável.
Em um cidade da Inglaterra, Didcot, um projeto permite que 200 famílias aqueçam suas casas com o biometano, que é fabricado a partir de seu próprio cocô. Além delas ajudarem o meio ambiente, ainda poupam dinheiro.

Há três mil anos atrás, quando um chinês ia jantar na cada de um amigo, ele obrigatoriamente tinha que ia até o quintal e fazer o "número 2" por lá mesmo. É que a etiqueta da época dizia que era feio comer na cada de alguém e não "devolver o nutrientes".

Como reciclar o cocô para gerar energia, adubo e até água:

  1. Quando os dejetos chegam a estação de tratamento de esgoto, a parte líquida e a sólida são separadas por decantação. A água é tratada e despejada em um rio.
  2. A parte sólida é enviada para biodigestores anaeróbios (não há oxigênio). Ali dentro, bactérias transformam a matéria orgânica em gás metano e CO2. As sobras são usadas como fertilizante.
  3. Uma usina de biogás remove o cheiro e as impurezas do gás, deixando-o próprio para uso doméstico.
  4. O gás é enviado para a rede de distribuição normal e as pessoas podem usá-lo para cozinhar e no sistema de calefação (evaporação rápida de líquidos). Na planta inglesa, esse ciclo se completa em 23 dias.

fonte: Revista superinteressante, imagens google

06 fevereiro 2014

Curitiba será sede da Conferência Estudantil Internacional de Sustentabilidade Urbana (ISCUS) - 24-25/02


Nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2014, Curitiba será sede de uma das mais importantes conferências internacionais, a ISCUS ( Conferência Estudantil Internacional de Sustentabilidade Urbana). O evento acontecerá na UNILIVRE ( Universidade Livre do Meio Ambiente), que se localiza na Rua Victor Benato, 210, no Pilarzinho.

A International Students Conference on Urban Sustainability (ISCUS), tem como o objetivo proporcionar a troca de conhecimentos entre estudantes de diferentes países e fomentar a pesquisa e extensão na área de sustentabilidade urbana, reunirá apresentações de estudos, pesquisas e experiências práticas realizadas por estudantes universitários de graduação e pós-graduação sobre os temas relacionados à área, proporcionado através desse encontro o fortalecimento do networking internacional entre estudantes e instituições.
A ISCUS contará com mesas de discussão dos seguintes temas: Recursos hídricos e saneamento; Resíduos sólidos e orgânicos; Mudança climática; Mobilidade urbana; Educação ambiental; Geração sustentável de energia; Construção sustentável;  Comportamento sustentável; e Curitiba mais sustentável (mesa especial para apresentação de trabalhos relacionas à cidade de Curitiba).

As inscrições vão até 17 de fevereiro e podem ser feitas através do site http://www.unilivre.org.br/iscus/br/inscricoes, o valor é de R$ 70,00.

Confira o vídeo de divulgação 



Para mais informações, acesse o site: http://www.unilivre.org.br/iscus/

Conheça a lâmpada feita para durar 100 anos


Benito Muros, presidente do SOP ( Sem Obsolescência Programada).
Um dia, Muros, foi ao um Corpo de Bombeiros localizado na Califórnia, EUA, e descobriu um lâmpada que está acesa há 111 anos e resolveu reproduzir está lâmpada

O que Benito fez?
Benito iniciou sua pesquisa e acabou desenvolvendo uma lâmpada que dura cerca de 100 anos e que ainda economiza cerca de 92%  de energia. E mesmo quando ascendemos ou apagamos a lâmpada por diversas vezes seguidas ela não queima. Incrível não? Bem para iniciar a pesquisa ele teve que procurar algum descendente do criador dessa invenção com o intuito de conseguir a base do projeto para dar continuidade ao aprimoramento da lâmpada.

Se isso é mesmo verdade, por que não desenvolvem uma lâmpada que dure mais? 

A resposta é simples, vivemos em um mundo capitalista, o qual não deseja oferecer facilidade para as pessoas, se ela significará perda de dinheiro. 

Pra vocês terem uma ideia o espanhol que inventou a tal lâmpada está sendo caçado por capitalistas (empresários) que estão fazendo de tudo para que esse invento não entre no mercado.


fonte:http://www.jualfiquepordentrodetudo.com//

05 fevereiro 2014

E se....


Com certeza seria diferente o mundo hoje.

Estudantes do Paraná terão Educação Ambiental como tema obrigatória já em 2014

Uma ótima notícia para estudantes paranaense. A partir deste ano, todos os estudantes das escolas paranaenses terão do ensino básico ao superior a Educação Ambiental no plano pedagógico.
A medida é determina pelo decreto 9958/2014, e assinada pelo governador Beto Richa no dia 23 de Janeiro, fazendo parte da Política Estadual de Educação Ambiental e do Sistema Estadual de Educação Ambiental. O tema fará parte da educação infantil, educação especial, profissional, educação de jovens e adultos e de comunidades tradicionais.

A medida vale para escolas públicas e particulares, porém, não será criado nenhuma matéria isolada do tema e sim, o tema deverá integrar o sistema pedagógico. 
 “A medida integra um conjunto de ações do governo estadual para garantir a conscientização e a preservação do meio ambiente. A educação ambiental faz parte do desenvolvimento sustentável que queremos para o Paraná”. disse Beto Richa.

Confira a matéria completa clicando aqui.


fonte: Governo do Estado

E se tivéssemos o dobro de Oxigênio?



  
1-Aviões de papel voariam muito mais longe.

2-Gastaríamos menos combustível.

3-Seríamos mais felizes e mais alertas. O oxigênio extra melhoraria nossa cognição, atenção e o desemprenho em atividades físicas.


Mas nem tudo são flores....

4-... Haveriam insetos/ aracnídeos gigantescos. ( Imagina uma barata do tamanho do seu cachorro ou maior que ele? O tamanho do corpo dos insetos é determinado pela proporção de oxigênio na atmosfera).


04 fevereiro 2014

Rede Wi-fi pode estar" matando" árvores em locais urbanos


Um estudo holandês feito em 2010, diz que as radiações emitidas pelas redes Wi-fi podem prejudicar as árvores causando necroses e o ressecamento de tecidos das plantas causando assim sua morte.

Essa desconfiança foi dada, por uma pesquisa feita durante 5 anos, quando pesquisadores notaram que cerca de 10% das árvores estavam doentes, mas não tinham nenhum tipo de infecção de vírus ou bactéria. De lá pra cá, a situação só piorou, agora cerca de 70% das árvores em locais urbanos apresentam tais sintomas, e os pesquisadores dizem que se dá pela radiação das redes Wi-fi's.

Apesar desse estudo, alguns pesquisadores mais cautelosos, preferem esperar resultados mais longos e mais abrangentes para afirmar que é a radiação das redes Wi-fi a causadora dos malefícios as árvores, principalmente porque existem análises feitas em outros organismos que provam o contrário desse estudo.


Sendo ou não,a Wi-fi "vilã" das árvores, hoje em dia ninguém consegue ficar sem estar conectado com a internet, seja para administrar páginas, blogs, twitters, etc ou para simplesmente checar seu facebook. Se isso se confirmar, engenheiros e cientistas terão que resolver esse problema de maneira que não afetem nenhum dos lados, nem das árvores, nem dos usuários das redes.


fonte: Planeta Sustentável (reportagem de 2010)

Confira algumas dicas sustentáveis que podem ajudar você a economizar e a preservar o meio ambiente.


03 fevereiro 2014

Você sabe o que é Desenvolvimento Sustentável?


Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras, ou seja, é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

O conceito de Desenvolvimento Sustentável foi cunhado pela primeira vez em 1980 pela World Conservation Union, organização internacional dedicada à conservação dos recursos naturais, fundada em 1948, com sede na cidade de Gland, Suíça. O termo foi melhorado no Relatório Brundtland na World Commission on Environment and Development (Comissão Internacional do Meio Ambiente e Desenvolvimento) em 1987 e legitimado na ocasião da Eco 92.

O que fazer para alcançar a sustentabilidade
Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e de reconhecer que os recursos naturais são infinitos.
Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.

Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende. 
Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico. O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

Os 3 pilares do desenvolvimento sustentável são: o ambiental, o social e o econômico.


Agora que já sabe o que é desenvolvimento sustentável, espalhe essa ideia e transforme o mundo em lugar melhor para você e a próxima geração viver!



Carros elétricos terão descontos de até 60% em 2014


Encher o tanque em um carro elétrico como o Nissan Leaf (foto), custa 8 reais, o problema é que um o carro no Brasil custa 210 mil. 
Mas essa realidade pode mudar em breve, porque já está em andamento no governo um pacote de incentivos que tem como objetivo baratear o preço de carros híbridos e elétricos em até 60% a partir desse mês, assim o Nissan Leaf passaria a custar 90 mil reais, 120 mil a menos.

Segundo fontes do setor, o governo deve aceitar a proposta encaminhada pela Anfavea (Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores), que sugere para esse tipo de veículo a isenção do IPI (Imposto para Produtos Industrializados) e a redução do imposto de importação. "Acredito que esse incentivo é o caminho mais natural para eletrificar a frota brasileira", diz Henry Joseph Junior, vice-presidente da Anfavea.

A proposta prevê que cada montadora possa importar até 450 unidades com descontos em 2014, porém essa quantidade subiria para 2400 até 2017. A proposta também quer estimular a nacionalização de peças e o financiamento para a fabricação de elétricos e híbridos no Brasil.

Outros elétricos que terão descontos:
  • Mistsubishi i-MiEV - Hoje custa 200 mil l passará a custar 80 mil
  • Renault ZoeC - Hoje custa 215 mil l passará a custar 85 mil


fonte: Planeta Sustentável (revista)

02 fevereiro 2014

2 de fevereiro, Dia Mundial das Zonas Úmidas - Pantanal, a maior área úmida do planeta

Em comemoração ao Dia Mundial das Zonas úmidas, um post com fotos e informações sobre o Pantanal.

Com 250 mil km², o Pantanal, é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica ( formação vegetal de planície com poucas árvores, composta por herbáceas e pequenos bosques), situado no sul do Mato Grosso e no noroeste do Mato Grosso do Sul, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano).


Considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, localizado na região o Parque Nacional do Pantanal. Em que pese o nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira. Além disso, tem poucas montanhas, o que facilita o alagamento.
O nome complexo vem do fato de a região ter mais de um Pantanal dentro de si (7 no total), além de se dividir em duas regiões:
  • Pantanal Sul ou Pantanal Maior (em Mato Grosso do Sul), por ter a maior área;
  • Pantanal Norte ou Pantanal Amazônico (em Mato Grosso), por se localizar na Amazônia Legal.

fonte: Wikipédia

Calculadora do aquecimento


Seu estilo de vida colabora com o efeito estufa? A revista Veja criou uma calculadora para você medir sua "pegada ecológica". É só informar dados sobre seu consumo para descobrir quanto C02 você produz, no final além da calculador informar quanto CO2 você produz, informa quantas árvores por ano deve plantar.


Link: http://veja.abril.com.br/complementos-materias/calculadora-aquecimento/info-popup.shtml

01 fevereiro 2014

Obsolescência programada - o que é?



Obsolescência programada uma estratégia "secreta" dos fabricantes que estimula o consumo desenfreado, ou seja, as empresas programam a vida útil de seus produtos para que durem menos que a tecnologia permite, assim eles se tornam ultrapassados em pouco tempo, o que motiva o consumidor a comprar um novo modelo.
Os casos mais comuns ocorrem com: eletrônicos, eletrodomésticos e automóveis.



Até a década de 20, as empresas desenhavam seus produtos para que durassem o máximo possível. Porém, a crise econômica de 1929 e a explosão do consumo em massa nos anos 50 mudaram a mentalidade e consagram essa tática


O primeiro caso de obsolescência programada

Foi registrado em 1920, quando fabricantes de lâmpadas da Europa e EUA decidiram, em comum acordo, que diminuiriam a durabilidade de seus produtos para 1000 horas - a durabilidade anterior era de 2500 horas - assim os consumidores eram forçados a comprar o triplo de lâmpadas.

Já existe uma lâmpada que pode durar 100 anos, ela foi criada por Benito Muros, um espanhol que é presidente SOP ( Sem Obsolescência Programada). Falarei dessa lâmpada em outro post.

Obsolescência programada x Apple


A gigante da "maça", Apple, a empresa mais valiosa do mundo, também é maior em relação a obsolescência programada.
Uma das produtoras de smartphones mais usadas no mundo todo, a Apple fabrica Tablets (Ipad) Mp3 players (Ipod) entre outros produtos.
Nos seus últimos lançamentos - 5c e 5s - a Apple fez com que seu iPhone 5, lançado 1 ano antes, fosse "discriminado" e ultrapassado e assim potencializou a ideia no consumidor de que a compra de um novo iPhone fosse necessária.
O iPhone 5 foi lançado em 12 de setembro de 2012 e o 5c e 5s forma lançados em 10 de setembro de 2013, apenas 1 ano depois de seu lançamento, o iPhone 5 já estava rotulado de "ultrapassado".
Apple processada
Em 2012  a Apple surpreendeu ao quebrar seu ciclo de uma geração por ano e lançar três iPads no mesmo ano: o iPad 3, o iPad 4 e o iPad mini. A empresa recebeu críticas e elogios por toda a blogosfera, mas a primeira ameaça surgiu agora: o Instituto Brasileiro de Direito de Informática acusa a maçã mordida de prática comercial abusiva na ocasião do lançamento do iPad 4 em terras brasileiras. A alegação é que o iPad 4 não trouxe evolução tecnológica efetiva, e a classificação de “obsolescência programada” é extremamente cara. De acordo com o Jornal do Comércio, caso a Apple perca, consumidores que adquiriram o tablet de terceira geração deverão ser indenizados pela empresa.

Impacto ambiental da obsolescência programada



A troca regular de produtos aumenta a produção de lixo. E o lixo eletrônico contém metais pesados que podem contaminar o ambiente. Tais resíduos, descartados em lixões, constituem-se num sério risco para o meio ambiente, pois possuem metais pesados altamente tóxicos, como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo.
Os metais pesados são metais quimicamente altamente reativos e bio-acumuláveis  ou seja, os organismos não são capazes de eliminá-los. Em contato com o solo, estes produtos contaminam o lençol freático, e se queimados,liberam toxinas perigosas que poluem o ar.

Obsolescência percebida é quando o consumidor considera "velho" o produto porque novos modelos são lançados a toda hora. Você já notou que, no início de 2013, já era possível comprar um carro 2014? Isso desvaloriza o modelo anterior e estimula a troca, mesmo que seus veículo 2013 funcione muito bem.

Obsolescência funcional é quando a vida útil de determinado produto é abreviada de propósito. Um exemplo disso foi citado no documentário The Light Bulb Conspiracy, que traz um caso de um consumidor dos EUA cuja Impressora parou de funcionar e ao consertá-la, notou que o fabricante incluía um chip que causava a pane após certos números de impressões o que causava uma despesa maior para arruma-lá do que comprar uma nova.

Então, antes de você trocar de celular, carro ou qualquer outro produto, pense bem e veja se realmente vale a pena para você e para o meio ambiente.

Confira mais:

Fontes: Revista Mundo Estranho; http://www.webconsult.com.br/; Wikipédia; Blog Feitos para não durar.
As imagens utilizadas são frutos da pesquisa de imagens feita no site Google.