04 abril 2014

Transformando lixo orgânico em adubo


O processo que se dá em transformar alimentos em adubo é chamado de Compostagem.

O que é compostagem
É o processo de descomposição da matéria orgânica para virar adubo em uma horta ou para suas plantas de jardim. Essa técnica é considerada uma das melhores alternativas para se diminuir os lixos das cidades, pois além de ser barata, é de fácil acesso à todos. Esse processo oferece ao solo vários nutrientes.

Como fazer compostagem em casa
A primeira coisa a fazer é providenciar um recipiente para colocar a matéria orgânica. Ex.: Lata de tinta, balde ou até mesmo compre uma. Nesse link, Composteiras, você pode comprar composteiras a partir de R$ 170,00. (exemplo da foto).
Use sua criatividade! O importante é se fazer um buraco no fundo do recipiente para que o chorume (líquido proveniente da descomposição da matéria orgânica) possa ser eliminado. 
Vale lembrar que o chorume, pode ser reutilizado na horta ou nas plantas, pois neste caso, ele é um fertilizante de alto potencial por ser derivado apenas de matéria orgânica. (1 copo de chorume para 9 copos de água)

Passo 2
Embaixo do recipiente, você deve fazer outro recipiente para armazenar o chorume. Ela não pode ficar em contato direto com o pote onde estejam as matérias orgânicas, pois como cite acima, precisa de um lugar onde o chorume possa escorrer.

Local para colocar sua composteira
Evite colocar contato direto com o solo para que ela não grude, colocando folhas de jornais, ou até mesmo, tijolos. Sempre utilize tampas para que não entre insetos.

O que se pode e o que não pode colocar na composteira


Pode
Não pode
Sobras de verduras e legumes
Comidas temperadas
Cascas de frutas e ovos
Cinzas de cigarro e carvão
Saquinhos de chá
Papeis de revistas e impressões
Filtro de café usado
Conteúdo de aspirador de pó
Iogurte
Fezes de animais
Restos de leite
Produtos químicos
Restos de jardim (folhas, flores, cascas de árvores, papelão...)
Material não-orgânico (vidro, metais, plásticos, couro, borracha etc)
Restos de comidas ou estragadas, devem ser em pequenas quantidades
Alimentos cozidos e alimentos de origem animal, como: carne, peixe, gorduras e queijo



Hora de colocar o lixo
Não é só jogar o lixo lá e deixar a natureza trabalhar. Existe um método para que o processo de decomposição seja correto. Método de camadas, ou seja, sobrepor os tipos de materiais orgânicos.
O que regula a ação dos micro-organismos que vão decompor é o nitrogênio e o carbono. Esse relação deve ser feita de 3 para 1, uma camada de nitrogênio para 3 camadas de carbono. 
Nitrogênio é todo material úmido (o lixo em si).
Carbono é toda a parte seca (papelão, flores, folhas).
Se não se aplicar essa regra, não significa que a decomposição não aconteça, e sim, que demore um pouco mais.
Comece com um seco e depois coloque um úmido. Depois coloque mais uma camada de material seco, umedeça-o um pouco e continue o processo. Lembre-se de deixar a última camada com material seco.

Dando tempo ao tempo
A primeira fase é a da decomposição, onde a temperatura pode chegar aos 70ºC. Isso dura cerca de 15 dias, nesse tempo o ideal é não mexer na compostagem.
Depois disso, é sempre bom mexer para que o oxigênio esteja sempre no processo de compostagem.

Importante: - Se você sentir cheiro ruim, certifique-se que você fez o processo direito e s jogou algum dos materiais que não se podem jogar na composteira.
- O ideal de jogar alimentos na composteira é de 15 em 15 dias, o tempo que você for mexer nela. Neste intervalo de tempo, guarde as cascas de frutas, cascas de ovo, etc..dentro de um potinho na geladeira.

O tempo do adubo final varia entre 2 à 3 meses de acordo com a quantidade de lixo usada. Para saber se está pronto é simples: Tem cheiro de terra, a cor é escura e quando se pega na mão, ela não suja.


Aproveite estas dicas é faça a sua em casa, simples, barato e sustentável!



fontes: ConsulIdeias verdes Abril

6 comentários:

Robert Pardim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Robert Pardim disse...

As plantas agradecem e a natureza mais ainda, parabéns pela ideia ecologicamente correta irei compartilhar com certeza!

Tags: grama, gramas, comprar grama, grama preço, grama esmeralda, comprar grama esmeralda, grama esmeralda preço, grama esmeralda cuidados, grama batatais, grama batatais preço, grama são carlos, grama são carlos preço, grama bermuda, grama bermuda preço, grama coreana, grama coreana preço, grama santo agostinho, grama santo agostinho preço, grama para jardim, como plantar grama, como plantar grama esmeralda, tipos de grama, grama natural, grama para campo de futebol, grama para sombra, grama para talude, grama para paisagismo residencial, controle de plantas daninhas.

João Paulo disse...

Parabéns, ótimo post. Trabalho com grama natural (Esmeralda e São Carlos) e se alguém se interessa segue o meu contato. Obrigado desde já.

Compre Grama - Comércio e Plantio de grama Esmeralda

Grama Esmeralda

Grama São Carlos

Grama para jardim

Grama para sombra

Grama em

Grama preço

Venda de grama

Comprar grama

Distribuidor de grama

Esmeralda disse...

Ótimo post, vou repassar aos nossos clientes!

Grama Esmeralda
Grama Batatais
Grama Bermudas
Grama Coreana
Grama São Carlos
Grama Santo Agostinho

G. Esmeralda disse...

Bela postagem, parabéns

G. Esmeralda disse...

Uma boa sugestão!