02 abril 2014

Cientistas advertem: A 6º extinção em massa pode estar próxima


A última extinção em massa ocorreu há 250 milhões de ano e aniquilou 96% da vida marinha e 70% da vida terrestre.
Agora, muitos cientistas acreditam que estamos no caminho certo para a sexta extinção em massa devido as mudanças climáticas.

Em 2007, o IPCC, Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (International Panel on Climate Changes, em inglês), disse que de 20 à 30% das espécies vegetais e animais enfrentariam um maior risco de extinção se a temperatura na terra continuasse a esquentar.

Elizabeth Kolbert, uma jornalista de Nova Iorque e também escritora, disse em seu novo livro "The Sixty Extincton: An Unnatural History": “Quando as pessoas tentam reconstruir a história dos oceanos, a melhor estimativa é que o que estamos fazendo para os oceanos tem o potencial de criar uma mudança que não foi vista nos últimos 300 milhões de anos”.
Ela também afirma que a química da mudança dos oceanos é, possivelmente, o maior fator nessa ladeira escorregadia para a extinção em massa.

Um terço do dióxido de carbono bombeado para o ar por seres humanos, fica preso nos oceanos, destabilizando enormes corpos de água e afetando o habitat dos animais marinhos.
E essas mudanças nos oceanos estão associadas com algumas da piores extinções em massa da história.


Cientistas estão estudando animais que sobreviveram à essas extinções para descobrir quais espécies estão susceptíveis para sobreviver a uma sexta extinção em massa. Eles acreditam que algumas espécies tendem à se adaptar melhor com temperaturas mais altas procurando lugares mais amenos.
Eles sugerem que até 30% das espécies podem sumir ocasionando um grave desequilíbrio ecológico e levar à consequências imprevisíveis se temperatura da terra aumentar 2ºC.


fonte: http://misteriosdomundo.com/estamos-proximos-de-6a-extincao-em-massa-alertam-cientistas


Nenhum comentário: