25 abril 2014

Chuva ácida


A revolução industrial trouxe muitos avanços tecnológicos e mais rapidez aos processos de produções industriais, isso é verdade! Mas ela também trouxe malefícios ao nosso planeta.
Assim com a Obsolescência Programada (clique aqui para saber mais) que um grande mau hoje em dia. A revolução industrial, com suas fábricas a vapor, queimando carvão mineral e outros, trouxe a Chuva ácida. Esse termo surgiu em 1872, na cidade britânica de Manchester, e o primeira a pesquisar a chuva ácida foi o químico e climatologista Robert A. Smith.

Causas da chuva ácida
A chuva ácida é um dos principais problemas ambientais hoje em dia, nos países industrializados. É formada a partir da concentração de poluentes químicos, como: óxido de nitrogênio e os dióxidos de enxofre, que são resultantes da queima de combustíveis fósseis (carvão, óleo diesel, gasolina entre outros). Esses poluentes são lançados na atmosfera diariamente, e ficam no ar, presos em nuvens, neblinas e quando a evaporação da água torna-se chuva, esses mesmos poluentes que subiram, descem causando consequências graves para o planeta.

Abaixo um pequeno esquema da formação de chuva ácida:

Consequências da chuva ácida
Bom, como toda ação possui uma reação, com o meio ambiente não poderia ser diferente. Quando provocamos algum dano a ele, o meio ambiente nos da o "troco". É como um alerta "não mexa comigo, se não..." e nem sempre a chuva ácida cai no local de origem, por que esses gases são facilmente transportados pelos ventos.

As consequências da chuva ácida nas cidades podem ser verificadas na oxidação de estátuas, monumentos e nos carros.

Também podemos observar essas consequências no lagos e rios, que com a chuva ácida caindo, o pH da água é baixado e assim pode ocorrer as mortes de peixes e outros animais marinhos.


A chuva ácida também causa a acidificação do solo tornando-o improdutivo e mais suscetível à erosão. A acidez do solo, inclusive, é um dos principais fatores para a diminuição da cobertura vegetal em diversos países. Estudos recentes publicados pelo WWF apontam que a chuva ácida já um dos principais responsáveis pelo desmatamento na Mata Atlântica.


Existe também as consequências para nós, seres humanos. O acúmulo de dióxido de enxofre no organismo, pode ocasionar problemas irreversíveis no pulmão. Em 1952, 4000 pessoas morreram decorrentes das emissões de dióxido de enxofre pelas indústrias na Inglaterra.

Como disse, toda e qualquer ação feita pelo homem em relação ao meio ambiente trará malefícios para nós e para o planeta. Por isso devemos nos conscientizar desses problemas e das causas, para podermos amenizar essas consequências.

E você pode ajudar e muito. Compartilhe, divulga e comente com a família, amigos e colegas!


--------------------------------------------------------------------
fonte: http://www.infoescola.com/quimica/chuva-acida/, wikiédia, imagens do google






2 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante o seu texto parabéns

Anônimo disse...

muito interessante seu texto parabéns ;