20 abril 2014

As 10 empresas mais sustentáveis em 2014


Cerca de 350 empresas foram avaliadas pela Corporate Knights, uma empresa canadense de assessoria em mídia e investimentos, para avaliar quais são as empresas mais sustentáveis do mundo. O resultado é a Global 100, uma lista anual com as empresas mais preocupadas com o meio ambiente e o resultado foi apresentado em Janeiro deste ano (2014).

Para avaliar as empresas, foram aplicados 12 indicadores de sustentabilidade comparando-se com outras empresas do mesmo setor. Foram aplicados quesitos de produtividade por consumo de energia, água e de geração de resíduos; reaproveitamento, desempenho social e de gestão; capacidade de inovação gerencial e liderança; proporção do salário do CEO até os cargos mais baixos e benefícios diferenciais para funcionários, entre outros.



A melhor empresa foi o banco australiano Westpac Banking Corporation, situado em Sidney. O total de ponto foi de 76, 5%. A renda anual do banco é de 38 bilhões de dólares/ano, o banco possui 36 mil funcionários.
O banco foi a primeira empresa que se juntou ao governo australiano no Desafio do Aquecimento Global e também foi uma das primeiras a arrecadar doações para esse propósito.


Uma empresa brasileira foi a única da América Latina com o nome na lista. A Natura, empresa já conhecida como uma empresa altamente sustentável e ligada a diversos projetos ambientais e também oferece diversos benefícios a seus funcionários e clientes. Em 2013, a Natura, ocupava a posição número 2 do ranking, porém, em 2014 perdeu bastantes posições, ocupando agora a posição 23º. E em 95º lugar, aparece a BRF - Brazil Foods.

Vamos agora ao top 10 do ranking: Empresa - País - Setor -- Pontuação


  1. Wester Banking Corporation - Austrália - Finanças -- 76,5%
  2. Biogen Idec - Estados Unidos - Plano de saúde -- 75,3%
  3. Outotec OYJ - Finlândia - Industrial -- 74,2%
  4. Statoil - Noruega - Energia -- 74%
  5. Dassault Systemes SA - França - Tecnologia da informação -- 74%
  6. Neste Oil OYJ - Finlândia - Energia -- 69,2%
  7. Novo Nordisk A/S - Dinamarca - Plano de saúde -- 68,8%
  8. Adidas AG - Alemanha - Discricionário -- 68%
  9. Umicore SA - Bélgica - Tecnologia de materiais - 67,8%
  10. Scheneider Electric - França - Gestão de energia - 66,5%
Essa última empresa, possui filiais no Brasil, sendo uma delas em Curitiba.

--------------------------------------------------------------------------
fonte: http://vivoverde.com.br/as-10-empresas-mais-sustentaveis-do-mundo-em-2014/

Nenhum comentário: