07 abril 2014

Aplicativo para Iphone permite denúncias de lixões clandestinos


Quem nunca se deparou com lixos jogados em lugares públicos? Pensando nisso a Wise Waste, empresa que utiliza resíduos sólidos como matérias-pimas, desenvolveu um aplicativo para que usuários denunciem lixões clandestinos em suas cidades.
A ideia principal é ajudar órgãos públicos a identificar os lixões e tomar as medidas cabíveis.

O app possui GPS no sistema que localiza o localização do usuário e assim é feito a denuncia, que também pode ser feita de modo anônimo.

Fazendo a denúncia 
Depois de identificado o local da denúncia, o usuário tira uma foto do local, seleciona o tamanho do lixo (pequeno, médio ou grande) e faz um breve descrição do lixão.

Depois de feita a denúncia, a foto é a descrição com o local do lixão é encaminhada para os desenvolvedores do app que analisam a denúncia e autorizam ela, após isso a denúncia poderá ser compartilhada no Facebook, tanto pelos desenvolvedores como pelos usuários do aplicativo.
E para fechar, as denúncias são enviadas para as prefeituras da cidade em que foi feito o registro do lixão clandestino.

Segundo Guilherme Bremmer, desenvolvedor do aplicativo, as prefeituras estão recebendo com otimismo as denúncias. 

O aplicativo também pode ajudar no desafio da implementação da Lei 12.305 que determina o fim de lixões abertos em até 2014.

Página no Facebook do aplicativo: https://www.facebook.com/Lixarada
Site oficial da Wise Waste: http://www.wisewaste.com.br/


Opinião do autor
Creio que esse aplicativo poderá ajudar em muito o meio ambiente da cidade, eu mesmo já baixei e denunciei dois casos de lixões clandestinos e espero que eles se resolvam.

Por enquanto o aplicativo está disponível apenas para IOS, na loja AppStore, mas segundo os próprios desenvolvedores, dentro de alguns meses também estará disponível para celulares Android.






fonte: http://webradioagua.org/index.php/conteudos/item/1473-aplicativo-lixarada-permite-a-den%C3%BAncia-de-lix%C3%B5es-clandestinos

2 comentários:

Unknown disse...

Vou testar! Uso o Cidade Legal e acho bom.
Obrigada pela dica

Bruno Sanches disse...

Legal Ana!
Vale a pena
Obrigado a você pela visita e plo comentário!

p.s: vou dar uma olhada nesse app que falou, o Cidade Legal.