12 abril 2014

10 Ideias sustentáveis para sua casa


Mostraremos a vocês algumas dicas para deixar a sua casa e a sua vida mais sustentável!

Dica 1 - Recicle



Separe o lixo orgânico do lixo reciclável, dividindo em sacolas ou caixas os tipos de materiais reciclados. E também veja com a prefeitura da sua cidade onde pode ser descartados os lixos eletrônicos, como: bateria, pilhas, cabos, celulares e etc...
Mas fique atento, alguns itens que parecem ser recicláveis, mas não são.
Confira no link, os produtos que não são recicláveis: http://planetaagora.blogspot.com/2014/03/materiais-nao-reciclaveis.html

Dica 2 - Economize energia


Economizar energia não ajuda só o meio ambiente como também ajuda o seu bolso.
Com atitudes simples você economiza e nem percebe: Apague a luz quando sair de um ambiente e ir para outro, desligue aparelhos de eletrodomésticos e eletrônicos quando não estiver utilizando, prefira lâmpadas econômicas ao invés das lâmpadas incandescentes...


Dica 3 - Doe


Doe roupas e objetos que não estão sendo mais utilizados. Além de você se tornar uma melhor pessoa, ajudará a você a manter sua casa mais organizada.
Mas não doe roupas rasgadas ou objetos quebrados, porque assim não terão utilidade nenhuma.

Dica 4 - Economize água


Uma coisa tão simples e eficaz, mas que muita gente não presta atenção no dia-a-dia.
Fechar bem as torneiras depois de usa-las, escovar os dentes com as torneiras fechadas, tomar banho rápido, fazer xixi enquanto toma banho...são várias maneiras de se economizar água.
E também, você pode utilizar a água da chuva para se fazer algumas coisas que fazia com água potável, como: lavagem de carros e calçadas e etc...

Dica 5 - Evite plásticos


Prefira produtos de utilidades domésticas de vidro ou metal.
Copos, pratos, talheres que sejam de plásticos, embora sejam descartáveis, se o uso e o descarte não for de acordo, se torna apenas um lixo, e vai se acumulando.
Para guardar alimentos e etc, reutilize embalagens de margarina ou potes de sorvete, podem parecer feio (perante a sociedade consumista), mas são pequenas atitudes sustentáveis que ajudam o planeta e ajudam você a economizar dinheiro.

Dica 6 - Faça compostagem


Faça a reutilização de orgânicos em uma pequena horta em sua casa.
Uma técnica simples, barata e altamente sustentável. A compostagem, técnica que utiliza materiais orgânicos, ditados como "lixo" por algumas pessoas, mas que feito da maneira certa, podem servir como adubo fortíssimo para sua horta.

Dica 7 - Geladeira


Muita gente abre a porta da geladeira para ficar pensando,mas saiba que esse hábito pode gastar muita energia.
Manter a porta da geladeira para "pensar", olhar para ver o que tem, faz com que a geladeira gaste muita anergia para restabelecer a temperatura, além disso, a borracha que fica em voltas das portas - que serve como isolante - quando velha, pode prejudicar a eficiência da geladeira e assim gastando mais energia também.
Mantenha a geladeira longe de fogão e quando for fazer comida, retire todos os alimentos à serem utilizados para evitar o abre/fecha.

Dica 8 - Evite sacolinhas plásticas


Embora muitos supermercados tenham as sacolas biodegradáveis, é muito mais sustentável você levar sua sacola retornável para fazer compras e assim evita que essas sacolinhas se acumulem pela cidade por descuido de alguém.

Dica 9 - Não desperdice alimentos que aparentemente sejam "lixos"


Aproveitando sobras de frutas, verduras, legumes entre outros, você economizará dinheiro, ajudará o meio ambiente, além de consumir comida saudável e gostosa.
Reaproveitando cascas de frutas para fazer bolos e até sucos, pães velhos e etc...existe inúmeras possibilidades de reutilizar alimentos.


Dica 10 - Regando as plantas


Regar as plantas com a água da chuva podem te fazer economizar no final do mês.
Regue as plantas durante o verão, pela manhã ou pela noite, assim reduz a perda de evaporação e durante o inverno regue-as pela manhã em dias alternados.


Existem muitas outras maneiras para ser sustentável na sua casa, farei mais posts assim, com dicas para você poupar dinheiro e ainda ajudar o meio ambiente.




fontes: http://www.organizesuavida.com.br/, http://revista.penseimoveis.com.br/noticia/2011/10/dez-dicas-para-tornar-sua-casa-mais-sustentavel-3533378.html, imagens do google.



Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pelas dicas!! Uma outra idéia nessa época de extrema seca e falta de chuvas é reutilizar a água de enxague que sai da máquina para regar árvores e gramados. A quantidade de sábão é bem pequena na água de enxague e além de economizar água limpa, está reutilizando água que seria jogada fora!! Visite o meu site e conheça outra forma de ajudar o meio ambiente, através da compostagem!
www.verdemaisatibaia.blogspot.com.br
Abraços
Roberto