22 março 2014

Materiais não recicláveis


O que são materiais não recicláveis?
São materiais que, após, transformação química ou física, não podem ser reaproveitados.
Aqui no Brasil, muitos materiais não podem ser reciclados, por falta de tecnologia para o tipo específico de material.
Em uma tonelada de sucata, aproximadamente de 3% à 5%, não são recicláveis.

Vamos ver os materiais não reciclados.

Papel - papel carbono, adesivos, etiquetas, fitas crepe, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, papéis parafinados e papéis plastificados.

Metal - clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tinta, latas de combustível e latas enferrujadas.

Plástico - cabos de panela, tomadas, isopor, adesivos, espuma, teclados de computador, acrílicos, embalagens ( bala, bolachas e metalizadas) e celofane.

Vidro - espelho, pirex, tubos de TV, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas e vidros temperados.

Grande parte dos lixos orgânicos também não são reciclagem e são enviados para aterros ou usinas de incineração. Porém você também pode usá-los para servir de adubo, mas lave bem os alimentos. Também existe a técnica da compostagem (Compostagem é o conjuntos de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por organismos heterotrófos aeróbicos, com a finalidade de obter, no menos tempo possível, um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes materiais).

É importante saber...
A presença de lixos não recicláveis no processo de reciclagem é um problema, pois, pode prejudicar a qualidade do produto final reciclado ou até quebrar a máquina. Exemplos comuns na contaminação são cerâmicas, terra e louças na reciclagem do vidro, que não são fundidos e acabam virando bolhas e gerando a quebra espontânea do vidro.
Por tanto, na hora de descartar lixo, certifique-se se está colocando no lixo certo.

fontes: www.ib.usp.br, wikipedia, over-trash.blogspot.com

Nenhum comentário: