03 fevereiro 2014

Carros elétricos terão descontos de até 60% em 2014


Encher o tanque em um carro elétrico como o Nissan Leaf (foto), custa 8 reais, o problema é que um o carro no Brasil custa 210 mil. 
Mas essa realidade pode mudar em breve, porque já está em andamento no governo um pacote de incentivos que tem como objetivo baratear o preço de carros híbridos e elétricos em até 60% a partir desse mês, assim o Nissan Leaf passaria a custar 90 mil reais, 120 mil a menos.

Segundo fontes do setor, o governo deve aceitar a proposta encaminhada pela Anfavea (Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores), que sugere para esse tipo de veículo a isenção do IPI (Imposto para Produtos Industrializados) e a redução do imposto de importação. "Acredito que esse incentivo é o caminho mais natural para eletrificar a frota brasileira", diz Henry Joseph Junior, vice-presidente da Anfavea.

A proposta prevê que cada montadora possa importar até 450 unidades com descontos em 2014, porém essa quantidade subiria para 2400 até 2017. A proposta também quer estimular a nacionalização de peças e o financiamento para a fabricação de elétricos e híbridos no Brasil.

Outros elétricos que terão descontos:
  • Mistsubishi i-MiEV - Hoje custa 200 mil l passará a custar 80 mil
  • Renault ZoeC - Hoje custa 215 mil l passará a custar 85 mil


fonte: Planeta Sustentável (revista)

Nenhum comentário: