22 novembro 2013

A importância da Reciclagem

"Ambiente limpo não é aquele que mais se limpa e sim aquele que menos se suja"


Não é de hoje que a reciclagem é um tema muito comentando quando o assunto é preservação do meio ambiente.
A produção de lixo aumenta a cada dia. Para se ter uma ideia da quantidade, basta imaginar a quantidade de lixo que gera um recém-nascido, com fraldas descartáveis, chupetas, bicos de mamadeira e etc.

Milhares de toneladas de lixo são recolhidas de hospitais, escolas, industrias e residências e a tendência é aumentar ainda mais a quantidade de lixo produzido, afinal, a população mundial está crescendo.
A importância da reciclagem se traduz no reaproveitamento de metais, papeis, vidros e plásticos, o que resulta na economia e geração de emprego e renda, além da redução significativa no consumo de matéria prima.

Aspectos Ambientais da reciclagem:
Efeito Estufa
É a liberação de gases com dióxido de carbono (CO²) e matano na atmosfera. A reciclagem reduz a omissão de CO², com menos lixo tem-se menos gases.
Poluição da Água
A água é contaminada por vários elementos químicos despejados por fabricas ou residências. A reciclagem resulta numa redução de líquido tóxico e dejetos industriais.
Destruição da Camada de Ozônio
É uma camada que protege os efeitos dos raios ultravioletas do sol que são destruídos por gases clorofluorcarbonos (CFCs ou HCFCs) ameaçando á saúde humana, as colheitas e a fauna. Reciclando impede a emissão CFCs na atmosfera.
Erosão do Solo
Os desmatamentos promovidos pela pressão capitalista aumentam a erosão. Reciclando reaproveitam-se melhor os recursos diminuindo assim i desmatamento.
Chuva Ácida
São gases de dióxido de enxofre e oxido de nitrogênio que estão associados ás gotas de umidade da atmosfera que quando chove danifica a fauna e flora. Reciclando consequentemente reduz a queima de combustíveis e a chuva ácida.
Confiram abaixo um quadro com materiais recicláveis e não-recicláveis 
Material reciclável
Material não-reciclável
Papel: Jornais, folhas de caderno, formulários de computador, caixas em geral, fotocópias, provas, envelopes, papel de fax, cartazes, rascunhos, aparas de papel.
Papel: Etiqueta adesiva, papel carbono, fita crepe, papéis sanitários, papéis metalizados, papéis parafinados, papéis plastificados, papéis sujos, guardanapos, tocos de cigarro, fotografias.
Metal: Lata de óleo, leite em pó, lata de alumínio, outras sucatas de reforma.
Metal: Clips, grampos, esponjas de aço, canos.
Vidro: Recipientes em geral, garrafas e copos.
Vidro: Espelhos, vidros planos, lâmpadas, cerâmica, porcelana, tubos de TV.
Plástico: Embalagem de refrigerante, embalagem de produtos de limpeza, copinhos descartáveis, embalagem de margarina, canos e tubos, sacos plásticos em geral.
Plástico: Cabo de panela, tomadas, embalagem de biscoito, misturas de papel, plásticos e metais.

A Tetra Pak possui um site que mostra de forma didática como qualquer pessoa interessada pode participar do processo de separação e entrega das embalagens longa vida para a reciclagem e informa ainda onde estão localizadas as cooperativas de catadores, as empresas comerciais que trabalham com compra de materiais recicláveis e os pontos de entrega voluntária (PEV) que recebem embalagens da Tetra Pak. O site é Rota da Reciclagem, clique e saiba mais.

Abaixo um pequeno vídeo sobre a Reciclagem


Na próxima semana falarei sobre os 5 R's da reciclagem. Não Percam!!

Nenhum comentário: