21 novembro 2010

Tecnologia em favor do Meio Ambiente




Segundo a Agência Espacial Norte-Americana (NASA), 2010 teve os primeiros noves meses mais quentes da história. O que estamos sofrendo agora é conseqüência do aumento da poluição entre outros fatores prejudiciais a camada de ozônio.

Para diminuir os efeitos das mudanças climáticas é preciso agir, e a tecnologia é fundamental para ajudar a minimizar os efeitos do aquecimento global. O Brasil deu um grande passo nas iniciativas tecnológicas contra o aquecimento global. No dia 5 de outubro foi descarregado de caminhões no Centro de Previsões do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), em Cachoeira Paulista, um super computador de 30 528 processadores, apelidada de Cray XT6, a máquina foi fabricada nos Estados Unidos e vai colocar o CPTEC entre os cinco maiores centros de climatologia do mundo em capacidade de processamento.

O coordenador do centro nãos escondeu a alegria ao dizer que “a máquina roda os modelos de previsão 50 vezes mais rápido que a anterior”, e ainda disse que para 100 anos é preciso guardar arquivos diariamente. A máquina será abastecida com informações sobre atmosfera, oceanos e outros fatores determinantes do clima, vindo de várias fontes, como satélites, estações meteorológicas e até aviões comerciais.

Outro projeto tecnológico nada modesto esta em construção em São Sebastião do Uatumã, no interior do Amazonas. O Atto terá uma torre de 320 metros, apenas 4 metros menor que a torre Eiffel, rodeadas por outras 4 torres de 80 metros, “ O Atto será um sitio experimental de referência para o planeta”, diz Antonio Manzi, pesquisador do Instituto Nacional de pesquisas da Amazônia (INPA), instituição que coordena o projeto no Brasil, com a universidade do Estado do Amazonas e o Instituto Max Planck de Química, da Alemanha. As Torres terão vários andares cobertos de sensores para medir concentração de gás carbônico, vapor de água, temperatura, velocidade de ventos, tamanho das gotas de chuva e partículas suspensas no ar, que contribuem para a formação de nuvens.


É isso ai, Tecnologia ajudando o mundo as minimizar os efeitos do Aquecimento Global....
Faça você também a sua parte.

Nenhum comentário: