01 outubro 2009

Meio Ambiente pode ser diferencial no Enem

O aluno que estiver informado sobre temas relativos ao meio ambiente pode ter um desempenho melhor no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado no sábado e domingo próximos. É o que apontam 13 de 22 professores de colégios, cursinhos e consultorias de educação de diversas áreas ouvidos pela reportagem. Com novo formato, o Enem terá neste ano 180 questões e a redação As disciplinas deram lugar a quatro grandes áreas de conhecimento.

Segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, o exame foi finalizado em meados de agosto. Por isso, temas mais atuais, como a crise política em Honduras, não devem constar na prova neste ano. Alguns Estados, de acordo com Fernandes, já receberam o exame. Das quatro áreas de conteúdo, ciências da natureza é a que deve apresentar mais questões ligadas ao ambiente, já que reúne as disciplinas de biologia, química e física. "Poluição e contaminação, que afetam a saúde humana, podem cair", afirma Edson Futema, professor de biologia do Cursinho da Poli.

Combustíveis renováveis e lixo são outras apostas. "Biocombustíveis e aquecimento global são imprescindíveis", opina Rogério Campos, professor de química da Educon. Transformação e consumo de energia podem permear questões de física. "É um tema que pode ser contextualizado no cotidiano, como o Enem pede sempre", diz o professor do COC Tadeu Terra. Para Vera Antunes, professora de geografia do Objetivo, o aluno também deve saber tratar de problemas que envolvam a questão do lixo, como incineração e reciclagem.

Em história, segundo os professores, vale dar atenção especial para assuntos relativos às efemérides, como os 70 anos do início da Segunda Guerra Mundial. Na área de linguagens e códigos, o candidato pode esperar interpretação de texto. A redação, na mesma linha de anos anteriores, deve exigir um posicionamento crítico do aluno sobre a atualidade. "Podemos ter um tema ligado a energia, por exemplo", afirma Célia Passoni, coordenadora de linguagens do Etapa. Em matemática, outra área abordada pelo Enem, as questões devem privilegiar porcentagem, proporção, geometria e probabilidades, com gráficos e tabelas.(AE)

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