02 junho 2009

Semana do Verde

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, foi estabelecido em 1972 pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas – ONU, para marcar a abertura da Conferência sobre Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, capital da Suécia. Outra decisão foi à criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, responsável por incentivar a capacidade de agir internacional e nacional para a proteção do meio ambiente no contexto do desenvolvimento sustentável.

Fontes: Portalbonito.com - Viageeturismo.abril.com.

Desde então, como acontece todos os anos estará sendo comemorado o dia mundial do meio ambiente, data extremamente importante para a conservação da natureza. A preocupação com a conservação da natureza vem se acentuando nos dias atuais em função das atividades humanas, as quais têm ocasionado graves problemas de degradação ambiental, a ponto de comprometer, caso não sejam tomadas medidas emergenciais, os recursos naturais, as condições de vida e consequentemente, toda a vida futura no planeta.

O amor à natureza e o desejo de que ela seja preservada ou utilizada racionalmente pelo homem já podem ser observados em todas as regiões do Brasil. O Dia Mundial do Meio Ambiente já está sendo comemorado por várias Cidades, Estados, Instituições de Ensino e Empresas, todos preocupados com o futuro do planeta.

O Estado do Pará tratará do assunto com a promoção de painéis de debates e eventos culturais, mesas redondas, todos voltados para o tema da Semana 'Amazônia em nossas mãos'.

A UFMT promoverá mesas-redondas abordando questões como energia alternativa: biodiesel, águas de Mato Grosso, riscos e desastres climáticos, alterações sócio-ambientais e o clima de Mato Grosso. Participarão dos debates pesquisadores da UFMT e de outras universidades e instituições locais, de outros estados e até de outros países.

Cuiabá irá comemorar o dia do meio ambiente com o plantio de 11 mil árvores.

A cidade de Jardim, Ms, já está promovendo a conscientização através de orientações sobre reciclagem de lixo, palestra educativas sobre procedimentos em relação à exploração florestal, caça e pesca, procedimentos de limpeza das margens dos rios, distribuição folhetos informativos, esclarecimentos na mídia e em escolas, sempre procurando alcançar o maior número de pessoas.

A cidade de Dourados - MS promove a VIII Semana do Meio Ambiente e a XI Eco Dourados. Com o tema "Nossa Amazônia é aqui".

A UCDB irá expor seu serpentário juntamente com palestras sobre os perigos das serpentes e sua importância no equilíbrio do meio ambiente

A cidade de Bauru juntamente com a Semma (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) e outras 20 instituições organizaram uma programação especial o plantio de árvores às margens do Rio Batalha e solturas de alevinos serão as primeiras atividades da semana.

Fortaleza,CE irá Distribuir de mudas de plantas florestais e ornamentais, além de farto material de divulgação sobre os cuidados que a população deve ter em relação à preservação ambiental.

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, o Grupo Bayer no Brasil preparou uma programação especial para os colaboradores de seu Parque Industrial em Belford Roxo. Durante a Semana do Meio Ambiente, Responsabilidade Social e de Prevenção de Acidentes promovida pela empresa, entre os dias 4 a 6 de junho, serão distribuídos 4 mil sementes de ipê roxo com o objetivo de incentivar o reflorestamento e engajar os colaboradores na luta contra o aquecimento global.

Em Criciúma Santa Catarina haverá trocas de mudas de árvores por alimentos não perecíveis e agasalhos além da exposição de trabalhos desenvolvidos pelas escolas da região, apresentação de danças, musicais, teatro e oficina de brinquedos com materiais recicláveis.

fonte: Mt.gov.com

Varginha,MG promoverá atividades ligadas a conscientização sobre a importância de se preservar a natureza e diminuir o ritmo de degradação ambiental

Uma série de atividades marca a Semana do Meio Ambiente em Recife PE que, este ano, terá como tema um assunto discutido mundialmente: o aquecimento global, além de oficinas de artesanato e materiais reciclados, além de plantar mudas da mata atlântica e conferir uma exposição de orquídeas e bromélias, colméias e mudas de espécies nativas.

Em Vitória,ES acontecerá o II Seminário de Meio Ambiente de Vitória além de oficinas, caminhadas, apresentações musicais e teatrais e visitas monitoradas. Organizadas pelos centros de educação ambiental dos parques, as atividades vão até o dia 15 de junho.

Em Natal,RN serão discutidos temas ligados às mudanças climáticas que estão ocorrendo no mundo e seu reflexo em Natal, incluindo atrações e oficinas artístico-culturais, palestras, exposições, plantio de mudas, entre outras atividades

Aracajú,SE terá palestras, debates, mesa redonda e o lançamento do livro “Direito Fundamental ao Meio Ambiente e Ações Coletivas” do escritor e Promotor de Justiça de São Paulo, Dr. Hamilton Alonso Júnior.

Em Curitiba,PR a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos escolheu o “Aquecimento Global” como tema central das atividades que serão desenvolvidas – de maneira integrada nos 399 municípios do Paraná - em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Em Porto Alegre estará acontecendo a palestra “Ecologia Individual, Social e Ambiental: o Desafio do Amanhã além de passeio ciclístico, caminhada ecológica, shows, oficinas, plantios e homenagens

Em Florianópolis a Fundação do Meio Ambiente (Floram), está oferecendo uma série de atividades, entre elas oficinas de reciclagem, plantio e distribuição de mudas de árvores e caminhadas.

Foz do Iguacú,PR. Para marcar as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Itaipu Binacional promoveu a Caminhada na Natureza, em Foz do Iguaçu. Paralelamente acontece no Centro de Recepção de Visitantes, a Feira Vida Orgânica, que estará vendendo alimentos orgânicos e artesanato regional.


Veja o que a sua cidade irá fazer e se puder vale a pena conferir.

Nenhum comentário: